
A Optimize estreou recentemente o seu novo Espaço Cliente. Mais moderno, mais seguro e com mais funcionalidades. Neste artigo iremos explorar as principais inovações e potencialidades deste portal.
Aceder ao Espaço Cliente
O Espaço Cliente poderá ser acedido a partir de qualquer computador ou smartphone através do browser no endereço https://clientes.optimize.pt/
Área de Consultas
O grupo de funcionalidades disponíveis na Área de Consultas contempla todas as ferramentas necessárias para fazer um acompanhamento detalhado dos seus investimentos junto da Optimize.
Na funcionalidade Património poderá ter uma vista global dos seus investimentos e acompanhar a performance dos mesmos em termos genéricos. Existe ainda outra informação importante que são os contatos do seu consultor Optimize, que podem ser úteis caso necessite de algum esclarecimento ou ajuda.
Na opção Carteira é possível ter uma visão mais detalhada da composição dos seus investimentos. É nesta área que pode analisar a repartição geográfica e por classe de ativo da sua carteira, bem como comparar a performance dos diversos fundos da Optimize entre eles ou com índices bolsistas de referência.
Na página Posições poderá consultar todas as informações relativas às posições que se encontram em aberto. As +/- valias, a cotação atual e o custo de aquisição, são alguns exemplos do tipo de informação que pode visualizar.
Na funcionalidade Movimentos tem acesso a um extrato detalhado de todos os movimentos efetuados junto da Optimize, depósitos, subscrições, reforços, levantamentos, entre outros. Caso possua uma lista extensa de movimentos pode sempre utilizar a funcionalidade de pesquisa para localizar determinado(s) movimento(s). Por exemplo, se quiser verificar quando e com que valor foram efetuados todos os seus depósitos, pode simplesmente procurar por “depósitos” e ser-lhe-á apresentada uma lista com todos os movimentos deste tipo.
Por fim, na última opção da Área de Consultas do Espaço Cliente, a Documentação, consegue descarregar diversos tipos de documentos tais como extratos de conta, faturas de custos e encargos e declarações fiscais.
Área de Operações
No Espaço Cliente existe também uma Área de Operações que reúne todas as funcionalidades necessárias para que possa efetuar ações nos seus investimentos de forma cómoda. Desde abrir uma nova conta, subscrever um novo produto, resgatar um investimento existente ou aderir ao débito direto, estas operações permitem-lhe interagir com a Optimize sem ter de sair de casa.
A funcionalidade de Abrir Conta permite abrir uma nova conta separada junto da Optimize, que poderá ser útil se pretender compartimentar os seus investimentos.
A página de Subscrição permite-lhe facilmente adquirir unidades de participação de fundos Optimize. Basta escolher o montante a investir, fazer a respetiva transferência bancária e enviar o comprovativo.
Por fim poderá ainda realizar transferências internas caso possua mais do que uma conta aberta.
A opção de Resgate permite que faça o levantamento total ou parcial das suas subscrições sem ser necessário sair de casa. Basta escolher que tipo e montante pretende resgatar e o destino do capital, nomeadamente o IBAN da conta para a qual a Optimize deverá realizar a transferência.
Por fim, a página de Débito Direto permite-lhe aderir gratuitamente a esta modalidade e assim construir uma rotina de poupança sustentada ao longo do tempo. Esta constitui uma excelente forma de disciplinar a poupança uma vez que será automatizado o processo de subscrição e assim a sua poupança poderá ir aumentando sem dar por isso! Este mecanismo permite ainda colocar em prática a estratégia Dollar-Cost Averaging.
Área de Dados Pessoais
Nesta área poderá consultar todos os seus dados pessoais, bem como fazer a alteração dos mesmos. Para alterar determinada informação basta apenas clicar no ícone do lápis e fazer a modificação desejada. De referir que é importante que mantenha sempre estes dados atualizados.
Área de Configurações
Esta área oferece duas funcionalidades principais: a possibilidade de alterar os seus dados de acesso e de alterar os nomes associados às suas contas.
A primeira permite-lhe alterar o nome de utilizador ou PIN de forma fácil. De recordar que o seu PIN necessita conter 6 dígitos e deverá guardá-lo de forma segura, não o transmitindo a ninguém. A Optimize nunca solicitará o seu PIN por telefone ou e-mail. Este é pessoal e intransmissível.
A segunda funcionalidade possibilita a associação de um nome a cada conta, por exemplo, se tiver uma conta com um PPR cujo objetivo é adquirir um automóvel no futuro, poderá dar-lhe esse nome e assim manter os seus investimentos mais organizados.