1- O que é um fundo de investimento mobiliário?

Os Fundos de Investimento Mobiliário ou Organismos de Investimento Coletivo (OIC), são instrumentos financeiros que permitem aos pequenos investidores a aplicação das suas poupanças em regime conjunto, com uma gestão profissional, com objetivos e estratégias de investimento predefinidas, permitindo-lhes participar de um leque mais alargado de investimentos. O investimento em OIC é titulado em unidades de participação (UP), valorizadas diariamente.

 

2- O que é uma unidade de participação (UP)?

As unidades de participação são parcelas unitárias, que representam o investimento dos subscritores no capital de um fundo de investimento. A Sociedade Gestora do fundo fraciona o investimento total que recebe dos seus subscritores em unidades de participação, valorizadas geralmente de maneira diária.

Valor total do seu investimento = Nº UP * Valor UP

 

3- Como se calcula o valor da unidade da unidade de participação (UP) representativa de um fundo?

O valor da unidade de participação no fundo é calculado e divulgado diariamente, pela entidade gestora, da seguinte forma:

Valor Unitário = Valor Global Líquido do Fundo / Nº UPs em circulação

 

4- Como se calcula a rendibilidade de um fundo?

O cálculo de rendibilidade tem por base a seguinte fórmula:

TAL = ((UP1/ UP0) ^ (365/(N)) -1

Em que:

TAL - Taxa Anual Líquida

UP1 - Valor da UP no momento final (valor mais recente)

UP0 - Valor da UP no momento inicial (valor mais antigo)

N – Número de dias entre o momento inicial e o momento final

 

5- O que é um participante?

Participante é o nome que se dá às pessoas que investem em fundos mobiliários, detentores de unidades de participação (UP) dos mesmos.

 

6- Porque devo investir em fundos?

  • - Porque através de um pequeno investimento pode aceder a uma gestão profissionalizada da sua carteira;
  • - Porque constitui uma forma eficaz de diversificação do risco;
  • - Porque um fundo agrega as pequenas poupanças dos seus participantes, obtendo economias de escala, otimizando os custos de transação, gestão e “research”;
  • - Porque tem facilidade de acompanhamento do seu investimento, visto o desempenho dos fundos ser sujeito a revisões frequentes por várias publicações e agências de avaliação, tornando possível aos investidores comparações diretas entre fundos.

 

7- Quais as vantagens de investir em fundos de investimento?

Gestão Profissional: Ao investir em fundos de investimento, você está a contratar um gestor profissional, com formação especializada e experiência de mercado.

Eficiência: Um fundo de investimento agrega as pequenas poupanças dos participantes, com a vantagem de se atingirem economias de escala nos investimentos e nas transações em mercado.

Facilidade de utilização: Pode imaginar manter-se a par de uma carteira com centenas de ações? Através do seu investimento em fundos consegue manter uma carteira muito diversificada, sem as exigências de uma carteira individual de gestão própria.

Liquidez: Facilidade de recuperação do seu investimento em 3 a 5 dias úteis.

Custo: No investimento em fundos, os custos de transação e de gestão são repartidos pelos participantes, tornando o custo do investimento individual significativamente inferior.

Risco: Diversificação do risco através da diversificação da carteira de ativos que compõem o fundo.

 

8- O que são fundos nacionais e fundos internacionais?

Um fundo nacional é todo aquele fundo que investe em ações do seu país de residência. Por sua vez um fundo internacional é todo o fundo que investe em ações fora do seu país de residência.

Os fundos da Optimize Investment Partners são fundos internacionais.

 

9- Qual é a diferença entre fundos harmonizados e não harmonizados?

Os fundos harmonizados são os fundos que respeitam um conjunto de leis europeias, nomeadamente no que diz respeito a regras de composição e políticas de investimento. Por seu lado existem os fundos não harmonizados, que embora tenham esta denominação, são supervisionados pelas entidades competentes. Em Portugal a instituição que tem esta competência é a CMVM.

São exemplos de fundos não harmonizados os PPR, os fundos imobiliários, os fundos especiais de investimento, fundos fechados e fundos cuja entidade gestora tenha sede fora da União Europeia.

 

10- O que são fundos socialmente responsáveis?

Os fundos socialmente responsáveis são fundos que incorporam a exigência da responsabilidade social na sua política de investimentos, adquirindo apenas ativos emitidos por empresas cumpridoras destes critérios.

Exemplo: empresas respeitadoras das políticas ambientais e com políticas de recursos humanos socialmente responsáveis, evitar indústrias de armamento, álcool, tabaco e jogo, ou que utilizem o trabalho infantil nas suas fábricas, entre outros.

 

11- Que impacto tem a evolução dos principais índices acionistas nos fundos de investimento?

O desempenho de cada fundo de investimento depende do tipo de ativos que o compõem e da sua política de investimento. Nos fundos de ações, o índice de referência definido é indicativo desta política. Assim, o seu fundo terá uma performance tendencialmente próxima da do seu índice de referência.

Exemplo: Um fundo que tenha como índice de referência o PSI 20, deverá ter uma performance relativamente próxima deste índice.

 

12- Investir em fundos de Investimento tem maior ou menor risco que investir no mercado acionista?

O risco é menor no investimento em fundos. Ao adquirir ações está a investir apenas numa empresa e a aceitar o seu nível de risco.

Um fundo de investimento, mesmo composto exclusivamente por ações, reduz este risco, ao diversificar o seu investimento. Assim, os fundos investem em dezenas de títulos e a queda nas cotações de um deles em particular nunca afetará de forma significativa o valor global do fundo.

 

13- Como avaliar o risco de um fundo?

Existem várias medidas de avaliação de risco, que tentam aferir o grau de exposição do fundo às oscilações do mercado e mais genericamente, as probabilidades de incorrer em perda do capital investido.

A Optimize informa os seus clientes sobre o nível de risco de todos os fundos que comercializa, classificando-os em 5 categorias distintas, de acordo com a tabela seguinte:

 

 

14- Em que consiste o risco cambial?

O risco cambial existe quando investe num ativo ou fundo titulados em moeda estrangeira e consiste na oscilação do valor do seu investimento em função da variação da taxa de câmbio.

 

15- Qual é a diferença entre fundos residentes e fundos estrangeiros?

Os fundos residentes são domiciliados em Portugal, e cada sociedade gestora opera através de sede ou sucursal em território português. Estes fundos estão sujeitos à legislação e instituições de supervisão portuguesas.

Os fundos Optimize Investment Partners são fundos residentes (de direito português).

Os fundos estrangeiros estão dependentes da lei do país onde se encontram domiciliados. Esta situação acarreta diferenças de tratamento fiscal e das regras de gestão dos fundos.

Os fundos de investimento estrangeiros podem ser comercializados em Portugal desde que:

• Obtenham autorização junto da CMVM;

• Obedeçam às regras harmonizadas europeias de gestão e composição do património dos fundos, oferecendo aos investidores as mesmas condições de segurança e proteção dos fundos constituídos em Portugal.

 

16- Qual é a fiscalidade aplicável aos fundos de investimento mobiliários?

Se detém as suas unidades de participação a título individual, e for residente fiscal Português, os rendimentos respeitantes ao seu investimento são tributados à taxa liberatória de 28%, desde 1 de Julho de 2015. O participante pode ainda optar pelo englobamento. Se detiver as unidades de participação como pessoa coletiva, os rendimentos resultantes do seu investimento estão sujeitos a IRC e derrama.

 

17- Como se subscreve um fundo?

Todas as subscrições têm origem num pedido do cliente à Sociedade Gestora ou seus intermediários. A subscrição realiza-se a valores desconhecidos, pois o valor da UP só é publicado no dia útil seguinte. O Cliente indica o valor que pretende subscrever, em numerário ou número de unidades de participação, sendo a sua conta debitada pelo maior número de unidades de participação que é possível subscrever sem ultrapassar esse valor.

Para subscrever os fundos Optimize apenas terá de preencher o formulário (online, por correio ou e-mail), juntar os documentos comprovativos necessários e enviá-los para a seguinte morada:

Optimize Investment Partners: Av. Fontes Pereira de Melo 21 – 4º, 1050-116 Lisboa

 

18- Como se resgata um fundo?

Todos os resgates têm origem num pedido por parte do Cliente, indicando o valor do seu investimento que pretende receber, em valor ou em número de UP’s detidas. Os resgates podem ser parciais ou totais.

O tratamento do pedido de resgate é feito da seguinte maneira: o pedido é feito a valores desconhecidos, sendo o valor da UP divulgado no dia útil seguinte. Na Optimize o crédito em conta é feito entre 3 e 5 dias úteis depois.

 

19- O que é o benchmark de um fundo?

O benchmark é o índice de referência definido pelo gestor do fundo para comparar a sua performance com a do mercado.

A escolha do benchmark é feita de acordo com a política de investimento do fundo e as características dos títulos que se pretendem adquirir para a carteira, escolhendo um índice comparável, em termos de composição dos ativos.

Muitas vezes o benchmark de um fundo consiste num conjunto de índices. Por exemplo o benchmark do fundo Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado é constituído da seguinte maneira:

  • • 10% EONIA
  • • 55% IBOXX Euro Overall Price Index 5-7
  • • 35% MSCI Europe

 

20- Quais são as medidas de risco normalmente aplicadas a fundos de investimento e o que significam?

Tracking benchmark: Este indicador faz a comparação entre a performance do fundo e a do benchmark definido, num determinado período temporal.

Volatilidade: Uma das medidas mais frequentes de avaliação do risco, pretende aferir a intensidade das variações de um título ou carteira de títulos ao longo de um determinado período de tempo.

A volatilidade de um fundo é considerada elevada, associada a um nível de risco superior, se o valor da unidade de participação oscilar com grandes variações em curtos períodos de tempo. No caso de instrumentos financeiros, uma volatilidade com valor de 1 é reduzida e uma com valor de 20 é elevada.

 

21- Como posso investir em fundos através da Optimize?

Através da Optimize poderá investir nos fundos da gama Optimize Investimento e Optimize Selecção.

Para subscrever apenas precisa de:

  • • Pedir um formulário de subscrição por e-mail ou correio, preenchê-lo e enviá-lo à Optimize, ou
  • • Marcar uma visita nos nossos escritórios, ou
  • • Pedir a subscrição on-line, seguindo as etapas indicadas.

 

22- Quais são os meus custos ao investir nos fundos Optimize

Existem dois tipos de custos inerentes ao investimento em fundos:

  • • Comissões diretas: São os custos inerentes à gestão do fundo. Incluem custos de transação dos títulos em carteira, comissão de depositário, comissão de supervisão e comissão de gestão cobrada pela sociedade gestora. Estes custos são refletidos diretamente no património do fundo. A valorização diária da unidade de participação (UP) é líquida destes valores.
  • • Comissões indiretas: São taxas de comercialização do seu fundo, isto é, cobradas nas operações de subscrição e resgate, incidentes sobre o valor total da operação.

 

Na Optimize, beneficie de comissões ultra-leves:

  • • Comissão de subscrição 0%
  • • Comissão de resgate 0%
  • • Comissão de transferência 0%

 

23- Qual é o valor mínimo de subscrição nos fundos Optimize?

Para os fundos Optimize Investimento e Optimize Selecção, o valor mínimo de subscrição deverá ser em número de unidades de participação (UP) equivalentes a 15€.

 

24- Onde posso consultar a valorização diária das Unidades de Participação do(s) meu(s) Fundo(s)?

Para os fundos geridos pela Optimize Investment Partners, o valor da unidade de participação (UP) é calculado diariamente pela Optimize e divulgado:

 

25- Quanto tempo é necessário para o meu pedido de resgate estar concluído?

São necessários 3 dias úteis após o seu pedido de resgate.

 

26- Como posso acompanhar a rendibilidade da minha carteira?

Pode acompanhar a rendibilidade da sua carteira mensalmente, através do seu extrato de cliente, enviado pela Optimize, bem como através do Espaço Cliente Online.

 

27- Quais são as semelhanças e as diferenças entre os fundos de investimento e a gestão de carteiras?

O investimento em fundos e a contratação de um mandato de gestão de carteira são formas de investimento distintas, cujas características se encontram sintetizadas no quadro seguinte:

 

 

1- Quais os PPR's que estão ao abrigo do protocolo com a DECO/PROTESTE INVESTE?

Os PPR’s que estão ao abrigo do protocolo PROSTESTE INVESTE são o Optimize Capital Reforma PPR Moderado, o Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado e Optimize Capital Reforma PPR Ativo.

 

2- Quais são as vantagens do protocolo?

No que diz respeito aos fundos Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado e Optimize Capital Reforma PPR Ativo

  • • Se for associado da DECO usufrui de uma bonificação de +1% por cada entrega efetuada e tem ainda um prémio de fidelização anual de +0,5%.
  • • Se for subscritor da PROTESTE INVESTE usufrui de uma bonificação de +1% por cada entrega efetuada e tem ainda um prémio de fidelização anual de +0,75%.

 

Relativamente ao fundo Optimize Capital Reforma PPR Moderado:

  • • Se for associado da DECO usufrui de uma bonificação de +0,5% por cada entrega efetuada e tem ainda um prémio de fidelização anual de +0,2%.
  • • Se for subscritor da PROTESTE INVESTE usufrui de uma bonificação de +0,5% por cada entrega efetuada e tem ainda um prémio de fidelização anual de +0,4%.

 

3- Quando recebo as referidas bonificações?

A bonificação por entrega é paga no momento de cada entrega e é feita em unidades de participação.

O bónus ou prémio de fidelização anual é pago em unidades de participação após o final de cada ano civil (até 31 de Janeiro do ano seguinte).

 

4- Existe algum limite para a bonificação?

A bonificação por cada entrega efetuada é limitada por cliente e por ano a um máximo de 500€. Por outro lado, a bonificação só se aplica a entregas novas, abrangendo este conceito os montantes entregues através da transferência de outros PPR, reservando-se à Optimize a possibilidade de recusar a aplicação da bonificação nos casos em que o cliente tiver efetuado transferências ou resgates de valores para fora da OPTIMIZE, antes de voltar a aplica-los no âmbito deste protocolo, com o motivo manifesto de beneficiar desta bonificação.

 

5- A bonificação aplica-se sempre?

O único caso em que a bonificação não se aplica na totalidade é em caso de reembolso ou transferência do PPR para outra entidade gestora e para as entregas efetuadas há menos de doze meses, em que haverá lugar ao estorno do valor da bonificação calculada pró rata temporis para o período em falta para completar o ano.

 

6- Quem pode usufruir das vantagens do protocolo?

Podem beneficiar das condições do protocolo todos os associados da DECO e/ou subscritores da PROTESTE INVESTE, que à data da sua celebração sejam Associados e/ou Subscritores, bem como os que se tornem Associados e ou subscritores daquela publicação em data posterior à celebração deste Protocolo.

 

7- Já sou cliente da Optimize. Posso usufruir das vantagens do protocolo?

Sim, pode. Não terá de efetuar qualquer alteração à sua conta nem de formalizar o seu pedido.

No entanto, o prémio de fidelização a aplicar aos Associados da DECO e Subscritores da PROTESTE INVESTE sobre os valores aplicados em fundos Optimize Capital Reforma PPR Ativo, Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado  e Optimize Capital Reforma PPR Moderado, antes da entrada em vigor do presente protocolo só será calculado a partir do dia 1 de janeiro do ano seguinte.

 

8- Como posso acompanhar a evolução do meu investimento?

A Optimize envia-lhe um extrato de conta que poderá receber mensalmente por e-mail ou trimestralmente por correio (como preferir). Para além disso, pode acompanhar a evolução do seu investimento online através de uma ligação segura no Espaço Cliente do site www.optimize.pt

 

9- E se o protocolo acabar ou deixar de ser subscritor da DECO PROTESTE?

Se o protocolo entre a DECO PROTESTE e a Optimize Investment Partners acabar, ou se deixar de ser subscritor ou sócio, mantém-se a sua conta Conta Fundos Optimize Capital Reforma PPR. E as suas condições também se mantêm até 31 de Dezembro do ano em que o protocolo entre a DECO PROTESTE e a Optimize terminar ou em que deixar de ser subscritor ou associado. A partir de 1 de Janeiro do ano seguinte apenas as referidas bonificações deixarão de se aplicar. Todas as outras condições contratuais da sua Conta Fundos Optimize Capital Reforma PPR manter-se-ão.

 

10- Qual a duração do protocolo?

Um ano, renovando-se automaticamente por períodos anuais e sucessivos, se for da vontade da DECO e da Optimize.

 

11- Como posso subscrever um dos PPR's da Optimize?

Basta preencher o formulário de abertura de conta da Conta Fundos Optimize Capital Reforma PPR (facultado na sede da Optimize Investment Partners ou no site www.optimize.pt), indicar o PPR pretendido e o número de associado DECO. Junte uma cópia do seu documento de identificação, um comprovativo de morada (carta de condução, extrato bancário, fatura de água/luz/gás.) e remeta o formulário juntamente com as respetivas condições gerais e ficha de subscrição assinadas para a Optimize Investment Partners.

Quando a sua subscrição for efetuada, receberá um primeiro extrato de contas, e os seus códigos de acesso ao espaço seguro online de consulta do seu património.

 

12- Já tenho um PPR noutra entidade. Posso transferi-lo e usufruir também das vantagens deste protocolo?

Sim, pode. Basta enviar-nos uma carta de transferência de PPR (que a Optimize faculta) indicado o nome da atual entidade gestora do seu PPR juntamente com a documentação referida na questão anterior.

 

13- Preciso de abrir conta na Optimize?

Sim, mas apenas uma conta de Conta Fundos Optimize Capital Reforma PPR sem despesas de manutenção. A Optimize não é um banco, mas uma sociedade gestora de fundos de investimento mobiliários e de patrimónios.

 

14- Como fazer as entregas?

As entregas podem ser feitas de duas formas:

Transferência bancária para:

  • • Conta junto do BPI – IBAN Nº PT50 0010 0000 4605 3500 0015 0
  • • Conta junto da CGD – IBAN Nº PT50 0035 0001 0004 0136 5301 6

Deve enviar um comprovativo da transferência para a OPTIMIZE; ou cheque à ordem da OPTIMIZE INVESTMENT PARTNERS com o montante pretendido.

 

15- Existe um montante mínimo de investimento?

O montante mínimo de investimento é de apenas uma unidade de participação do fundo PPR.

 

16- Quando posso pedir o reembolso?

Pode pedir o reembolso em qualquer altura. Não existe comissão de reembolso. Contudo, para beneficiar das vantagens fiscais associadas aos PPR, deverá ter em atenção as condições definidas para estes produtos. (link para o documento de resgate)

 

17- Como posso contactar a Optimize?

Através da morada Avenida Fontes Pereira de Melo, 21 4º, 1050-116 Lisboa, da linha 213 136 230, do site www.optimize.pt ou do e-mail protesteInveste@optimize.pt.

 

18- E se houver algum problema?

Ao abrigo do acordo, a DECO e a Optimize comprometem-se a mediar eventuais conflitos entre os associados e a Optimize.

 

19- Quem é a Optimize?

A Optimize Investment Partners é uma sociedade gestora portuguesa e independente. Foi criada com o objetivo de propor aos aforradores portugueses fundos PPR e soluções de poupança com baixos custos e rentabilidade otimizada. Esta filosofia traduziu-se logo em 2008 pelo lançamento de uma gama de fundos, os quais não cobram qualquer comissão de subscrição ou resgate.

Na Optimize Investment Partners acreditamos que a transparência é a chave de uma relação de confiança, razão pela qual os nossos clientes podem consultar diariamente a situação das suas contas num espaço privado online seguro, para além da receção mensal de um extrato de contas por correio ou e-mail, à sua escolha.

A Optimize Investment Partners iniciou as suas atividades em Setembro de 2008, e já tinha, em Janeiro de 2018, mais de 150 milhões de euros de ativos sob gestão.

 

20- Se a Optimize falir o que acontece ao meu dinheiro?

A Optimize é uma Sociedade gestora de fundos de investimento e de patrimónios. Os PPR's e os fundos de investimento são entidades jurídicas independentes e autónomas da entidade gestora. Os PPR's e os fundos de investimento pertencem sempre aos clientes e são segregados do património da Sociedade Gestora pelo que, em caso de falência da entidade gestora, a sua carteira de PPR's ou de fundos não é afetada.

Existe também o Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) que garante a cobertura dos montantes devidos aos investidores por intermediários financeiros (nomeadamente sociedades gestoras de patrimónios) sempre que este não tenha capacidade para os restituir ou reembolsar. O limite para as indemnizações é de 25.000,00€, sendo este limite estabelecido por investidor e não por conta. Assim, por exemplo, para uma conta com dois titulares, o limite será, portanto, de 50.000,00€.

1- A Conta Fundos Optimize, o que é?

A Conta Fundos Optimize - Optimize Seleção é uma conta de gestão discricionária em que pode delegar à Optimize a gestão do seu património para que seja executada uma estratégia de investimento em fundos de investimento:

• Inspirada nas sugestões de alocação de carteira e seleção de fundos PROTESTE INVESTE

• Atualizada mensalmente pela equipa de gestão da Optimize Investment Partners

• Acessível a todos a partir de 10,00€

• Isenta de comissão de entrega e reembolso

• Bonificação Anual de +0,4% para os associados da DECO e subscritores da PROTESTE INVESTE

• Os fundos têm uma comissão de gestão de apenas 1,0%

Três fundos de investimento estão disponíveis, do mais defensivo ao mais agressivo, para que possa escolher o que melhor se enquadre com o seu perfil. Tem ainda a possibilidade de alterar a sua estratégia sem qualquer custo, uma vez por ano.

 

2- Quais são os fundos de investimento disponíveis na Conta Fundos Optimize - Optimize Seleção?

São três os fundos de investimento com maior ou menor risco, consoante a aplicação em ações. Optimize Seleção Defensiva, Optimize Seleção Base e Optimize Seleção Agressiva. Todos estão abrangidos pelas condições do protocolo.

 

 

3- Qual a diferença entre os fundos da categoria A e categoria B?

Os fundos da categoria B destinam-se a associados da DECO e subscritores da Proteste Investe e têm uma comissão de gestão de apenas 1%.

Os fundos da categoria A destinam-se ao publico em geral.

 

4- A quem se recomenda?

A todos os que pretendem constituir uma carteira de fundos de investimento seguindo as análises efetuadas pela PROTESTE INVESTE com as respetivas escolhas acertadas. 

 

5- Quais as vantagens para os subscritores da PROTESTE INVESTE e para os sócios da DECO?

A negociação deste protocolo permite-lhe beneficiar de uma bonificação anual de +0,4% se for subscritor da PROTESTE INVESTE. Os associados da DECO e subscritores da Proteste Investe beneficiam também de uma comissão de gestão dos fundos de apenas 1% em vez de 1,2%.

 

6- Como posso acompanhar a evolução do meu investimento?

A Optimize envia-lhe um extrato de conta que poderá receber mensalmente por e-mail e/ou trimestralmente por correio (como preferir). Para além disso, pode acompanhar a evolução do seu investimento online através de uma ligação segura no Espaço Privado do site www.optimize.pt

 

7- E se o protocolo acabar, deixar de ser subscritor da PROTESTE INVESTE ou associado da DECO?

Se o protocolo entre a Proteste Investe e a Optimize Investment Partners acabar, ou se deixar de ser subscritor ou sócio, mantém-se a sua conta Optimize Conta Fundos. As suas condições também se mantêm até 31 de Dezembro do ano em que o protocolo entre a DECO e a Optimize terminar ou em que deixar de ser subscritor ou associado. A partir de 1 de Janeiro do ano seguinte, a comissão de gestão passará a ser de 1,2% por ano e a bonificação aplicada desaparecerá. Todas as outras condições contratuais da sua conta Conta Fundos Optimize manter-se-ão.

 

8- Qual a duração do protocolo?

Um ano, renovando-se automaticamente por períodos anuais e sucessivos, se for da vontade da DECO e da Optimize.

 

9- E se houver algum problema?

Ao abrigo do acordo, a DECO e a Optimize comprometem-se a mediar eventuais conflitos entre os associados e a Optimize.

 

10- Como posso contactar a Optimize?

Através da morada Avenida Fontes Pereira de Melo, 21 4º, 1050-116 Lisboa, da linha 213 136 230, do site www.optimize.pt ou do e-mail protesteInveste@optimize.pt.

 

11- Como subscrever?

Basta preencher o formulário de abertura de conta Conta Fundos Optimize (facultado na sede da Optimize Investment Partners ou no site www.optimize.pt), indicar o fundo pretendido e o número de associado da DECO. Junte uma cópia autenticada do documento de identificação, um comprovativo de morada autenticado (como por exemplo, carta de condução ou extrato bancário) e remeta o formulário juntamente com as respetivas condições gerais e ficha de subscrição para a Optimize Investment Partners.

Quando a sua subscrição for efetuada, receberá um primeiro extrato de contas e os seus códigos de acesso ao espaço seguro online de consulta do seu património.

 

12- Preciso de abrir conta na Optimize?

Sim, mas apenas uma conta de Conta Fundos Optimize sem despesas de manutenção. A Optimize não é um banco, mas uma sociedade gestora de fundos de investimento mobiliários e de patrimónios.

 

13- Como fazer as entregas?

As entregas podem ser feitas de duas formas:

  • • Transferência bancária para:
    • o Conta junto do BPI – IBAN Nº PT50 0010 0000 4605 3500 0015 0
    • o Conta junto da CGD – IBAN Nº PT50 0035 0001 0004 0136 5301 6

 

Deve enviar um comprovativo da transferência para a OPTIMIZE;

  • • Cheque à ordem da OPTIMIZE INVESTMENT PARTNERS, com o montante pretendido.

 

14- Há um montante mínimo de investimento?

O montante mínimo de investimento inicial é de 10,00 euros e de 10,00 euros para os reforços.

 

15- Posso escolher mais do que um fundo?

Sim, pode repartir o seu investimento em mais do que um dos três fundos que estão disponíveis.

 

16- Quando posso resgatar?

Pode pedir o reembolso em qualquer altura. Não existe comissão de reembolso.

 

17- Posso efetuar arbitragens entre fundos ao longo dos anos?

Sim, pode mudar de estratégia quando quiser e quantas vezes quiser.

 

18- Efetuar arbitragens entre fundos tem custos?

Pode mudar de estratégia uma vez por ano gratuitamente, as alterações seguintes têm um custo de 30 euros.

 

19- Já tenho a conta Optimize Gestão Privada - Seleção do anterior protocolo. Como posso mudar para este novo protocolo?

Para mudar para o novo protocolo deve enviar-nos por correio o formulário de levantamento da sua conta atual e um formulário de abertura de conta, respetivas condições gerais e ficha de subscrição da Conta Fundos Optimize, depois de preenchidos e assinados. Pode obter esta documentação através do seu espaço cliente, no site da Optimize ou entrando em contacto com a Optimize. A mudança não tem custos.

 

20- Não pretendo aderir a este novo Protocolo. Posso manter a minha conta Optimize Gestão Privada - Seleção já existente? Existe algum inconveniente?

Sim, pode manter a sua conta Optimize Gestão Privada - Seleção. Desde 1 de Janeiro de 2017, a conta passou a ter uma comissão de gestão anual de 1%, com um mínimo anual de 150,00 euros e a bonificação aplicada terminou. Todas as outras condições contratuais da sua conta Optimize Gestão Privada - Seleção manter-se-ão em vigor.

 

21- Quem é a Optimize?

A Optimize Investment Partners é uma sociedade gestora portuguesa e independente. Foi criada com o objetivo de propor aos aforradores portugueses fundos PPR e soluções de poupança com baixos custos e rentabilidade otimizada. Esta filosofia traduziu-se logo em 2008 pelo lançamento de uma gama de fundos, os quais não cobram qualquer comissão de subscrição ou resgate.

Na Optimize Investment Partners acreditamos que a transparência é a chave de uma relação de confiança, razão pela qual os nossos clientes podem consultar diariamente a situação das suas contas num espaço privado online seguro, para além da receção mensal de um extrato de contas por correio ou e-mail, à sua escolha.

A Optimize Investment Partners Iniciou as suas atividades em Setembro de 2008, e já tinha, em Janeiro de 2018, mais de 150 milhões de euros de ativos sob gestão.

 

22- Se a Optimize falir o que acontece ao meu dinheiro?

A Optimize é uma Sociedade gestora de fundos de investimento e de patrimónios. As carteiras de títulos e de fundos pertencem sempre aos clientes e são segregados do património da Sociedade Gestora.

Para além dessa segregação, os próprios fundos que compõem as carteiras Optimize Gestão Privada - Selecção são entidades jurídicas independentes e autónomas das entidades gestoras pelo que, em caso de falência da entidade gestora, a sua carteira de fundos não é afetada.

O Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) garante a cobertura dos montantes devidos aos investidores por intermediários financeiros (nomeadamente sociedades gestoras de patrimónios) sempre que este não tenha capacidade para os restituir ou reembolsar. O limite para as indemnizações é de 25.000,00€ sendo este limite estabelecido por investidor e não por conta. Assim, por exemplo, para uma conta com dois titulares, o limite será, portanto, de 50.000,00€.

1- O que é a Chave-Móvel Digital?


A Chave Móvel Digital, para além de ser um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte, ou título de residência, para um cidadão estrangeiro, permite que o cidadão, português ou estrangeiro, possa assinar, eletronicamente e de forma segura, documentos em formato PDF através da aplicação Autenticação.Gov (Cartão de Cidadão) ou do site autenticação.gov.pt. O pedido da Chave Móvel Digital pode ser realizado por qualquer cidadão, online ou presencialmente.

Online
Pelo site autenticação.gov.pt, por cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação. Através do Portal das Finanças, e exclusivamente para fins de autenticação, solicitando o envio de carta, com palavra-chave temporária gerada automaticamente e de forma aleatória para a morada do titular do Cartão de Cidadão. Depois de receber a carta, o cidadão poderá autenticar-se com a sua Chave Móvel Digital.

Presencialmente
Para titulares de Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte, Título ou Cartão de Residência*, num balcão de atendimento dos Espaços Cidadão e Espaços Empresa.do Registo Criminal (Direção-Geral da Administração da Justiça)do Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV) do Serviço Nacional de Saúde (SNS)No momento da entrega do Cartão de Cidadão nos serviços do IRN;

*nota: Para ativar a CMD com Título ou Cartão de Residência é necessário o número de cartão de contribuinte.

A Chave Móvel Digital é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais e sítios da Administração Pública na Internet, com dois fatores de segurança:
- Palavra-chave escolhida pelo cidadão (PIN);
- Um código de segurança numérico e temporário recebido por SMS, e-mail ou mensagem direta no Twitter;
Pode optar por receber o código de segurança numérico por telemóvel é mais seguro do que receber por e-mail. Ao usar estes métodos tem a responsabilidade pela utilização segura da sua palavra-chave (PIN) bem como do telemóvel e e-mail associados ao seu registo.


2- Que tipo de conta posso abrir?


Com a abertura de conta online através da chave móvel digital poderá abrir qualquer conta fundos e investir nos vários fundos de investimento ou fundos PPR da Optimize Investment Partners.


3- Quando posso usar a minha conta?


Após o envio do comprovativo de transferência para o info@optimize.pt, num prazo de 72 horas, receberá um email de validação da conta com o acesso ao seu espaço privado da Optimize.